Saber como cuidar de cristais é uma das chaves para a manutenção adequada dessas pedras capazes de trazer tantos benefícios para o ambiente, nosso espírito, nosso ânimo e energia. Algumas delas precisam repor as boas energias que emanam ou até mesmo dissipar as más que acabaram acumulando. Você já sabia disso?
Saber a melhor maneira de cuidar dos cristais é importantíssimo para quem deseja continuar se beneficiando de seus poderes. Por isso, confira as melhores dicas para limpar cristais, energizá-los e armazenar suas pedras de forma adequada!
4 dicas para cuidar de cristais do jeito certo
Você já parou para pensar em todo o caminho tomado pelo cristal para chegar até você? Pense por quantas mãos diferentes um cristal já pode ter sido tocado e por quantas pessoas ele foi carregado.
Claro que você nunca chegará ao número exato e muito menos compreenderá em quais situações cada pessoa esteve ao lidar com o cristal ou que tipo de energia pode ter trocado com eles.
Isso tudo já denota a necessidade de cuidar de cristais até mesmo antes de usá-los. Dessa forma, no momento em que você comprar um cristal, o ideal é começar um processo de limpeza e purificação, assim você garante que as propriedades energéticas da pedra estarão preservadas. Tendo isso em mente, vamos conhecer quatro maneiras de limpar cristais:
1. Energize os cristais
Energizar os cristais é uma parte necessária para usar essas gemas poderosas, afinal, energia é algo que se esvai naturalmente — principalmente quando é utilizada. Podemos verificar isso até mesmo em nossas vidas: se não fizermos “nada” o dia todo, ainda sentimos vontade de dormir ou de comer, de repor as energias.
Esse mesmo processo ocorre com os cristais, que são sim utilizados quase que diariamente por nós e precisam restabelecer suas energias. Assim, uma das formas mais tradicionais de se fazer essa reposição energética é com a luz natural, como a luz solar e lunar.
E o modo como essa energização é feita é bem simples: basta colocar a pedra em um lugar que recebe a luz do sol diretamente. É recomendado, para as pedras mais frágeis, um banho sol pela manhã (que é mais amena), já aquelas mais fortes e que suportam calor e luz, podem ser colocadas até ao sol a pino do meio-dia.
O tempo também varia bastante, algumas pedras podem ficar horas prolongadas, principalmente no sol da manhã, já outras podem ficar por apenas alguns minutos. Para você aprender a como cuidar de cristais de maneira eficiente, confira uma pequena lista de cristais que não suportam sol:
- Ametista;
- Citrino;
- Lápis Lazuli;
- Fluorita;
- Malaquita;
- Quartzo;
- Turmalina;
- Turquesa.
Além da luz solar, há outra luz natural poderosíssima que também pode influenciar e recarregar as energias dos seus cristais. Estamos falando da luz da lua! A luz da lua é muito mais plácida e serena que a solar, mas também pode ser muito poderosa.
Além disso, é aconselhável manter algumas de suas pedras mais frágeis sob a luz da lua cheia, principalmente as que indicamos acima, que não podem ser expostas ao sol.
Outra forma de energizar alguns cristais é com a energia da própria Terra. Enquanto nossa mãe nutridora, a Terra, nos fornece força todos os dias, um forte indicativo do seu poder, você pode enterrar alguns cristais debaixo do solo por 24 horas para energizá-los.
E, por fim, também temos os incensos. É possível utilizar um incenso que seja agradável e traga boas energias para você e sua casa. Acenda e deixe que sua fumaça impregne em todos os lados de sua pedra.
2. Limpe bem os cristais
Seguiremos em nossa jornada de aprender como cuidar de cristais, agora na parte da limpeza — tanto energética quanto física do mineral. O ideal é que a limpeza física se faça antes da limpeza energética e para limpá-lo é simples: utilize sabão neutro e água.
Além da limpeza física, devemos realizar a limpeza espiritual ou energética. Para isso, um dos métodos mais tradicionais é o sal grosso. No caso das pedras que suportam água, essa higienização pode ser feita com uma solução de água e sal grosso, basta mergulhá-las por uns minutos e pronto.
Já para as que não suportam água, os cristais podem ser colocados apenas em uma quantidade de sal seco. Outro método interessante de limpar energeticamente os cristais é utilizando outros cristais como a drusa e selenita. A ideia é a mesma: basta colocar a pedra que se quer limpar em cima de uma boa quantidade de drusas e selenitas.
Já que estamos aqui para mostrar como cuidar de cristais, disponibilizamos uma lista com exemplos de pedras que não devem ser molhadas. Confira abaixo:
- Pirita;
- Bauxitas;
- Bornita;
- Apofilitas;
- Malaquita;
- Howlita;
- Turquesa;
- Lápis Lazuli;
- Galena
- Turmalina negra;
- Selenita;
- Cassiterita;
- Enxofre.
Para as que se limpam a seco, o ideal é usar alguma escova de algodão. Viu como cuidar de cristais é fácil? Vamos seguir às últimas dicas!
3. Não misture cristais que não podem ser misturados
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o modo de se armazenar os cristais, se podem ser guardados juntos e armazenados no mesmo local ou não. Do ponto de vista energético, se todos estiverem limpos tanto fisicamente quanto energicamente, sim.
Porém, é necessário cuidado com o modo de armazenamento, pois, se você reparar bem em algumas pedras, verá que algumas são excepcionalmente duras, enquanto outros tipos parecem realmente mais macios.
Faz parte do processo prático de saber como cuidar de cristais, entender quais dos seus podem ou não ser guardados juntos para evitar riscos ou danos à estrutura do cristal. O mais recomendado é prestar atenção nas estruturas, identificar quais gemas são mais duras e separá-las. Assim, você saberá que elas podem ser armazenas no mesmo recipiente.
Separar os cristais por famílias ou tipos é excelente, pois a maioria dos cristais da mesma categoria têm estrutura semelhante, então é muito difícil que eles danifiquem uns aos outros. Com essas dicas, suas pedras ficarão intactas!
4. Todos os cristais podem ser usados todos os dias?
Aprendemos bastante sobre como cuidar de cristais, mas será que os cristais podem ser utilizados todos os dias? Em teoria sim. Você pode usar os cristais de sua preferência diariamente, seja pelo seu poder energético — principalmente aqueles de equilíbrio — ou simplesmente por gosto estético.
O ideal, no entanto, é que os cristais sejam utilizados de acordo com as suas propriedades. Isso porque diferentes cristais têm características distintas, as quais podem ser benéficas em determinados casos ou períodos pelos quais você esteja passando.
Então se aprofunde nos poderes energéticos das pedras naturais e as conforme seus benefícios, de modo que sejam de fácil acesso para os momentos que você precise.